Apartamento decorado 5 dicas para você arrasar

Enfim, o grande dia de ter seu apartamento decorado chegou!

Entrar no canto que será nossa casa, daqui para frente, gera um misto de sensações e ideias:  a sala precisa de cores e vááários quadros;  o piso, poderia dar lugar a um novinho que tivesse a minha cara; e aquela parede…

Acalme-se e respire! Essa alegria se transformará em uma dor de cabeça daquelas,  se você não seguir uma estratégia na  hora de ter seu apartamento decorado.

Apartamento decorado: definindo as regras

Paleta de cores e aquele sofá “show de bola” terão sua vez. Por hora, responda essas perguntas para ter seu apartamento decorado de forma consciente:

1ª – Possuo móveis/artigos para aproveitar? Quais?

2ª – Qual a dimensão e o fluxo de circulação de meus ambientes?

3ª – Qual o ambiente mais importante da casa?

4ª – Quanto posso gastar?

Essas perguntas – quando bem respondidas – eliminam boa parte das surpresas desagradáveis.

Dependendo do tamanho do seu projeto, você precisará da consultoria de profissionais especializados para, além de respondê-las,  estabelecerem um cronograma de obras com o indicativo de prazos e responsáveis por cada etapa.

Como resultado, você terá um apartamento lindo, funcional e suas finanças em ordem.

Apartamento decorado: reinventando móveis

Os móveis/artigos, aproveitados de outra composição, podem trazer um estilo todo especial para o projeto atual.

E com pequenas atualizações ficam como novos. Aqui no Blog você encontrará sempre as melhores dicas dicas para ter seu apartamento bem decorado e gastando pouco. Já conferiu nossa galeria “Faça você mesmo”? (Clique aqui!)

apartamento decorado 5 dicas

   

Você não tem nada aproveitável?! Isso não quer dizer que as compras já tenham sido liberadas (rs).

Sei que você encontrou seu lar e pretende passar o resto de sua vida nele – talvez não seja o resto, apenas um bom tempo.

Entretanto, nossa vida sofre transformações repentinas e, por vezes, somos obrigados a nos reinventar. Tendo esse detalhe em mente, na hora das compras:

  • opte, preferencialmente, por móveis com proporções adequadas – mais próximas do padrão;
  • prefira cores neutras e formas retas, já que se adaptam mais facilmente em qualquer ambiente;
  • escolha, pelo menos, um móvel/objeto que retrate bem sua personalidade, ou momento de vida, e prepare-se para carregá-lo por  onde quer que você vá.

Apartamento decorado: fluxo de circulação

Conhecer a real dimensão dos ambientes e seu fluxo de circulação trará, para você e seus visitantes, sensação de amplitude, evitará acumulo de objetos e valorizará cantinhos estratégicos do seu apartamento decorado que ficariam esquecidos.

Não há nada mais desagradável do que as topadas em mesas; escorregões em tapetes mal posicionados; e aquele lustre que teima em bater na testa dos convidados mais distraídos.

apartamento decorado 5 dicas

 

O que significa fluxo de circulação em um apartamento decorado? 

De forma simples, representa o caminho por onde as pessoas percorrerão o seu ambiente.

Aplicando-o em uma sala de estar, temos o seguinte: uma pessoa acessará a sala pela porta de entrada, de lá poderá seguir em direção à cozinha ou ao banheiro/lavabo (e área íntima).

Seu apartamento possui varanda? Mais um fluxo para observar…

A melhor forma de estabelecê-lo, é através da planta baixa do imóvel.

Pegue as medidas do mobiliário que você pretende utilizar e confira o resultado final.

Caso não tenha paciência para trabalhar com papel, existem alguns aplicativos que podem auxiliar e, inclusive, temos a possibilidade de demarcar, diretamente no chão do apartamento, com giz as áreas que serão ocupadas pelos móveis e objetos.

Não se esqueça de considerar, também, o espaçamento para funcionamento de portas, janelas, armários e o número de pessoas que, em geral, circulam pelo ambiente simultaneamente.

Você sabia que existe espaçamento mínimo, por exemplo, entre um sofá e uma mesa de centro?

Apartamento decorado: escolhendo o ambiente mais importante

Definir o ambiente mais importante da casa parece óbvio, no entanto, acredite, na avalanche de tarefas ele pode ser, solenemente, esquecido. E isso pode ser beeeem trabalhoso reparar isso no futuro.

 

apartamento decorado 5 dicas

Para que você seja feliz em seu apartamento decorado, ao término do processo,  é fundamental que essa escolha observe sua personalidade  e sonhos – os demais moradores também devem ser respeitados.

Não será suficiente eleger como mais importante uma cozinha, por exemplo, só porque seus amigos têm cozinhas lindas, ou porque está na moda.

Você gosta de cozinhar?  Com qual frequência?

Não são raras as pessoas que adoram varandas, no entanto, mal se recordam da última vez que passaram por lá, sabe por que?

A varanda não foi integrada ao imóvel. Não possui peças e cantinhos atraentes que despertem interesse.

Vários são os fatores causadores dessa situação, contudo, o mais recorrente é o comprometimento orçamentário em outros ambientes e, no final, a decoração da varanda fica inserida como meta sem data para ser alcançada.

O resultado você já pode imaginar… com o passar do tempo a frustração bate. Em casos mais extremos, esse sonho partido passa a influenciar no seu interesse por outras áreas da casa e você passa a não aproveitá-las como poderia.

Está gostando do assunto? Informe seu e-mail no Blog delivery e receba nossas dicas!

Dicas que facilitam o seu dia

Você quer?

100% livre de spam

Detalhando o orçamento de seu apartamento decorado

Não importa qual seja o valor ou o tamanho de sua empreitada.

Ter o gasto global definido, claramente, minimiza o efeito dominó – em que cada gasto gera um novo de mesma proporção.

apartamento decorado 5 dicas

Definido o valor global, é chegada a hora de dividi-lo entre os ambientes. Você pode criar planilhas para registrar os gastos, isso facilita muito.

Lembre-se, mesmo que você não possa decorar todos os ambientes de uma vez, faça estimativas dos valores que serão empregados. E defina o layout completo de seu apartamento decorado,  isso o ajudará na otimização de gastos, além de oferecer um resultado final mais harmonioso.

Nessa hora, o ambiente eleito como mais importante deve ter um plus em sua cota orçamentária, para que seu apartamento decorado seja do tamanho de seus sonhos.

Já viu como eu aplico essas regras na minha casa? Veja a galeria “Espiando minha casa”

Clique aqui para voltar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

2 Comentários